O HÍGIA é um robô de desinfecção hospitalar, teleoperado, que utiliza a irradiação ultravioleta C (UVC) para higienizar superfícies e o ar. Desenvolvido em um modelo de colaboração entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), C3 Engenharia e a FAPERJ, o projeto busca atuar de forma mais eficaz que as soluções convencionais, ampliando a cobertura de iluminação em áreas de sombra e pouco iluminadas através da condução da fonte de luz germicida (UVGI) para pontos mais próximos. O robô, que já teve três versões de protótipos, utiliza lâmpadas tubulares UVC a vapor de mercúrio de baixa pressão, que emitem energia no comprimento de onda de 253 nm, comprovadamente eficaz em ação germicida. O desenvolvimento do HÍGIA segue a escala TRL (Technology Readiness Level), com o objetivo de atingir a maturidade TRL9, comprovando sua eficácia em ambientes hospitalares reais
Protótipos Hígia: PoC, UVC LED e UVC Vapor de Hg
O aumento do risco de aparecimento e proliferação de micro-organismos patogênicos tem impulsionado a busca por novos métodos e técnicas de desinfecção, que apresentem maior eficácia para matar ou inativar os patógenos. Estudos comprovam a ação germicida da irradiação ultravioleta C (100 a 280 nm). O presente trabalho embarca luminárias UVC em plataforma robótica móvel teleoperada, que conduz a fonte de luz germicida (UVGI - ultraviolet germicidal irradiation) para pontos mais próximos das superfícies e atmosferas a higienizar.
Projetar e construir robô de desinfecção hospitalar baseado em ultravioleta C, visando maior eficácia, cobertura e precisão no processo automático de desinfecção de ambientes sem a presença de humanos, para uso em espaços médicos hospitalares e outros locais públicos ou privados.
Pesquisa, desenvolvimento e implementação, com avaliação de progresso do projeto em nove níveis de maturidade de tecnologia da escala TRL - Technology Readness Level, buscando atingir a comprovação da eficácia do sistema robótico em ambiente operacional real (TRL9) em espaços médicos hospitalares.
O suporte acadêmico, profissional e financeiro ao projeto se dá em modelo de hélice tripla (universidade, empresa e órgão de fomento), com recursos da FAPERJ, C3 Engenharia e UERJ.
Até o momento, foram criados quatro modelos: um digital usado na simulação no início do projeto e três protótipos reais: um simplificado empregado em prova de conceito (Poc-Proof of Concept) um protótipo com luminárias led UVC, e outro mais elaborado com seis lâmpadas tubulares UVC a vapor de mercúrio de baixa pressão, com emissão de energia no comprimento de onda de 253 nm, apontado pela literatura como eficaz em ação germicida.
O trabalho encontra-se em nível quatro de maturidade tecnológica da escala TRL (TRL4), concluindo a validação em laboratório das funcionalidades do robô. O atingimento dos níveis superiores da escala (TRL5 a 9) se dará por prosseguimento do projeto no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), onde será empregado em ambiente operacional e servirá de base à pesquisa de natureza médica estatística, para verificar a eficácia da desinfecção, com suporte técnico de retaguarda prestado pelo Laboratório GESAR da UERJ e pela C3 Engenharia.
Entrevista sobre o projeto do robô de desinfecção hospitalar Higia na Rio Innovation Week
UERJ / C3 Engenharia / FAPERJ e CNPq
O projeto Hígia desenvolve um robô inovador para desinfecção de ambientes, combatendo o risco de patógenos com eficiência e segurança. Utilizando tecnologia de luz ultravioleta germicida (UVC), o robô opera de forma autônoma em hospitais e espaços públicos, garantindo uma desinfecção completa de superfícies e do ar. O projeto, que já passou por testes com protótipos, demonstra o compromisso da equipe da UERJ em utilizar a robótica para criar ambientes mais limpos e seguros para todos, com apoio da FAPERJ e GESAR.