Na última terça-feira (09), a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar) promoveu uma reunião para que os grupos de trabalho apresentassem seus planos relacionados ao setor, que serão consolidados em um planejamento estratégico. Foram debatidos temas como o Complexo Hidroviário do Rio Guandu, os avanços no saneamento básico e o combate aos crimes que ocorrem em mares e rios.
A deputada estadual Célia Jordão, que coordena o Grupo de Trabalho de Indústria Naval e Estaleiros, foi a responsável pela elaboração do Plano Estratégico do segmento. “Nós entregamos à Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar um estudo dando sugestões, a partir de reuniões que fizemos com estaleiros fluminenses, para que eles possam aproveitar todo esse material e construir um planejamento robusto”, explicou a deputada.
A subsecretária de Estado de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, celebrou o avanço do trabalho. “Estou muito feliz de ver que esse projeto, iniciado em 2021 com o lançamento da Política Estadual de Economia do Mar, se transformou nesse grande grupo formado por instituições públicas e privadas, sociedade civil e academia, todos reunidos aqui na Comissão para discutir o desenvolvimento do setor e apresentar projetos concretos que já estão em andamento”, afirmou.
Já o superintendente de Indústria Naval e Economia do Mar, Mozert Ribeiro, destacou a relevância do plano estratégico para o futuro do setor. “O Rio de Janeiro tem 24 estaleiros, o que representa 50% da capacidade nacional. Um plano como esse chega em um momento muito adequado para desenvolver o setor”, disse.
O conjunto dos trabalhos marca um passo decisivo para o fortalecimento da indústria naval fluminense e para a consolidação da Economia do Mar.