A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a abertura de uma licitação para implantar um novo serviço de transporte marítimo entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão. O projeto, que integra a estratégia de fortalecimento da economia do mar, prevê sete embarcações 100% elétricas, com capacidade para até 100 passageiros e operação diária das 6h às 23h.
Com investimento estimado em R$ 106 milhões, divididos entre o município e a futura concessionária, o serviço busca reduzir o trânsito terrestre, incentivar o uso sustentável das vias aquáticas e promover a inovação verde no transporte público.
Além de conectar dois importantes pontos da cidade, a iniciativa reforça o potencial econômico e ambiental da Baía de Guanabara, transformando o mar em um eixo estratégico de mobilidade e desenvolvimento sustentável para o Rio de Janeiro.
Diante da queda no movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e do crescimento concentrado no Santos Dumont, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um projeto estratégico de transporte aquaviário que visa integrar os dois terminais por meio de barcas elétricas.
Com investimento estimado em R$ 109,4 milhões e concessão de 30 anos, o projeto faz parte das ações de fortalecimento da economia do mar, estimulando o uso sustentável das vias aquáticas e a inovação na mobilidade urbana. A licitação, marcada para 19 de dezembro de 2024, será conduzida pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar).
Além de reduzir o trânsito terrestre e facilitar o acesso ao Galeão — hoje prejudicado pelos engarrafamentos —, o novo sistema deve impulsionar o turismo, a economia local e o aproveitamento do potencial marítimo da cidade.
Essa iniciativa reforça o papel do mar como vetor de desenvolvimento econômico, tecnológico e ambiental para o futuro do Rio de Janeiro.
A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) que autoriza empresas a apresentarem estudos sobre a viabilidade técnica e econômica de uma nova ligação aquaviária entre o Centro da cidade e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão).
A proposta prevê embarcações partindo da Marina da Glória, próxima ao Santos Dumont, com destino à entrada da Ilha do Governador, onde haverá conexão por meio de transporte terrestre até o Galeão.
Segundo o secretário municipal Jorge Arraes, o objetivo é fortalecer o uso do transporte marítimo e revitalizar o fluxo aéreo no Galeão, que deve ganhar mais importância após a limitação dos voos do Santos Dumont à ponte aérea Rio–São Paulo e a Brasília.
O projeto também reforça o aproveitamento da Baía de Guanabara como via estratégica para mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável, marcando mais um passo do Rio de Janeiro rumo à valorização da economia do mar.
O diretor-presidente da CCPAR, Gustavo Guerrante, apresentou ao Conselho Empresarial do Ecossistema do Turismo da ACRJ o projeto de concessão para barcas elétricas e híbridas ligando os aeroportos Santos Dumont e Galeão. A licitação está marcada para 6 de junho, com critério de maior desconto sobre o aporte público de R$ 24,3 milhões.
A travessia terá 15,7 km pela Baía de Guanabara, duração de 35 minutos, mais 10 minutos de transfer até o Galeão, e visa oferecer uma experiência rápida, segura e sustentável, além de estimular o turismo náutico. O vencedor terá 30 anos de concessão, devendo construir terminais, adquirir e manter embarcações do tipo catamarã ou monocasco, com climatização.
O Conselho também discutiu melhorias no projeto, como despacho de bagagem nos terminais das barcas, e atualizações no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), incluindo isenção de tributos para prestadores de serviços do turismo por 60 meses.